Serviços

Consultoria

Através de um diagnóstico em segurança e saúde ocupacional, identificamos as necessidades da empresa e recomendamos ações preventivas e corretivas a serem executadas, com embasamento técnico e legal atualizado, visando o bem estar dos colaboradores, o controle de riscos com potencial de causar danos, e a redução de perdas e custos. Tudo isto levando a um aumento da produtividade e confiabilidade do cliente/empresa no mercado.


Previdência Social


LTCAT – (Decreto 3.048) Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

Laudo Técnico que caracteriza ou descaracteriza condições especiais de trabalho e indica alíquotas suplementares do RAT (Risco Ambiental do Trabalho). É um laudo elaborado com o intuito de detalhar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho. Utilizado para encaminhamento de aposentadoria especial e fonte de informação complementar para o preenchimento do PPP.


PPP – (artigo 58 da Lei 8.213/91 - IN INSS/DC 96/2003) Perfil Profissiográfico Previdenciário

Tem o propósito de comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em particular, o de aposentadoria especial;

Finalidade:

Munir o trabalhador de informações, para apresentação perante a Previdência Social, órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relação de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo; Respaldar a empresa afim de evitar ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores; Registrando ao longo dos anos o histórico laboral dos empregados. O PPP deve ser preenchido, atualizado e entregue ao trabalhador no momento da rescisão somente em relação àqueles empregados que durante o contrato de trabalho estejam em contato com agentes nocivos à saúde, sob pena de multa mínima, de acordo com a Portaria Interministerial MPS/MF 15/2013 (válida a partir de janeiro/2013), de R$ 1.717,38 (mil setecentos e dezessete reais e trinta e oito centavos).


Ministério do Trabalho


PPRA (NR9) – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Tem por objetivo à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais físicos, químicos e biológicos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Este programa inicia-se através de uma visita técnica, realizada por profissional da área, onde serão observados todos os agentes e situações de riscos presentes nos diversos processos de trabalho da organização.

Desta maneira, estabelecendo ações preventivas e corretivas, com metas e prioridades para manter os processos de trabalho. Controlando, neutralizando e sempre que possível eliminando situações de riscos.

Da mesma forma, serão identificados equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individual (EPI), assim como medidas administrativas que possam existir na organização, visando sempre a integridade física e mental dos colaboradores.


PCMSO (NR 7) – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Tem por objetivo a preservação e promoção da saúde dos colaboradores. Este programa leva em consideração os riscos identificados no PPRA e incidentes sobre o indivíduo e a coletividade. Por se tratar de um programa, realizaremos a gestão, elaboração, coordenação e execução.

Conforme determinação da NR, está previsto a realização de exames , tais como: admissional, periódico, demissional, mudança de função, retorno ao trabalho e exames complementares.

Em casos específicos que existam a necessidade de maior aprofundamento na investigação, realizamos o encaminhamento para médicos especialistas.


LTIP – (NR15 e 16) Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade

Laudo Técnico que tem por objetivo identificar e avaliar as atividades desempenhadas na empresa se caracterizam ou não como insalubres ou periculosas e seus devidos percentuais.


Ordem de Serviço (NR1) - Disposições Gerais

Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras, bem como os direitos e obrigações do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema específico. (Vide artigos 154 a 159 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).

A utilização das Ordens de Serviço possibilitam a prévia comunicação ao funcionário sobre suas atividades, riscos, EPIs, EPCs, servindo assim como evidências e resguardando a empresa de que as orientações necessárias à função foram comunicadas.


AET (NR17) - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - ERGONOMIA

A análise ergonômica do trabalho tem por objetivo avaliar a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores.

Nesta análise avalia-se todos os aspectos relacionados a mobiliário, equipamentos, transporte, carga-descarga, e condições gerais dos postos de trabalho.


CIPA (NR5) – Comissão interna de Prevenção de acidentes ou designado de CIPA

Tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Composta por representantes eleitos pelos trabalhadores e indicados pelo empregador.

As CIPAs deverão ser dimensionadas conforme NR 5 quadro I bem como seu CNAE e quantidade de funcionários; assim como naquelas empresas que não se enquadrem a instalação desta comissão, deverá ser treinados e habilitado pelo menos um colaborador responsável pela prevenção de acidentes ou doenças do trabalho.


Projetos Especiais

ENQUADRAMENTO DE PCD

Realizamos uma pré-avaliação dos laudos apresentados bem como em casos necessários, avaliação presencial para averiguar a possibilidade de enquadramento como PCD de acordo com o Decreto Vigente.


APR – Avaliação Preliminar de Riscos

Refere-se a uma técnica de avaliação prévia dos presentes riscos envolvidos na realização de uma determinada tarefa/atividade. É a análise minuciosa de cada etapa do processo com objetivo de estabelecer os controles necessários para prevenir acidentes do trabalho.


CHECK UP EXECUTIVO

Com o objetivo de promover uma ação preventiva bem como proporcionar um PLUS aos colaboradores, oferecemos o serviço de Check UP. Uma investigação do estado de saúde dos colaboradores, através da realização de aferições (da Pressão Arterial, Peso e Altura) e dosagens (de glicose e colesterol) no sangue, dentre outros exames de acordo com o perfil da empresa.


FAP/ NTEP–

EM ELABORAÇÃO


Gestão de Ambulatórios

EM ELABORAÇÃO


Perícias e Laudos Técnicos

EM ELABORAÇÃO


PALESTRAS E PROMOÇÃO DE SAÚDE

EM ELABORAÇÃO


IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DO SESMT

EM ELABORAÇÃO