LIGA MODEL.png

Nossos Serviços

eSocial

 

O eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - é um projeto que vai unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus colaboradores. Essas informações são enviadas em arquivos xml, que são chamados de eventos. Cada evento é responsável por enviar um tipo de informação:

 

  • Evento S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT
  • Evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • Evento S-2240 – Condições Ambientais Do Trabalho – Fatores De Risco

 

Este projeto tem por objetivo substituir a atual forma de emissão da (CAT) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), conforme dispõem respectivamente a Portaria SEPRT nº. 4.334, de 15 de abril de 2021 e a Portaria MTP nº. 313, de 22 de setembro de 2021, e tornar estes processos informatizados.

 

LTCAT – (DECRETO 3.048) LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO

Laudo Técnico que caracteriza ou descaracteriza condições especiais de trabalho e indica alíquotas suplementares do RAT (Risco Ambiental do Trabalho). É um laudo elaborado com o intuito de detalhar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho. Utilizado para encaminhamento de aposentadoria especial e fonte de informação complementar para o preenchimento do PPP.

 

LTIP – (NR15 E 16) LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

Laudo Técnico que tem por objetivo identificar e avaliar as atividades desempenhadas na empresa se caracterizam ou não como insalubres ou periculosas e seus devidos percentuais.

 

PPRA (NR9) – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Tem por objetivo à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais físicos, químicos e biológicos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Este programa inicia-se através de uma visita técnica, realizada por profissional da área, onde serão observados todos os agentes e situações de riscos presentes nos diversos processos de trabalho da organização.

Desta maneira, estabelecendo ações preventivas e corretivas, com metas e prioridades para manter os processos de trabalho. Controlando, neutralizando e sempre que possível eliminando situações de riscos.

Da mesma forma, serão identificados equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individual (EPI), assim como medidas administrativas que possam existir na organização, visando sempre a integridade física e mental dos colaboradores.

 

PCMSO (NR 7) – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Tem por objetivo a preservação e promoção da saúde dos colaboradores. Este programa leva em consideração os riscos identificados no PPRA e incidentes sobre o indivíduo e a coletividade. Por se tratar de um programa, realizaremos a gestão, elaboração, coordenação e execução.

Conforme determinação da NR, está previsto a realização de exames , tais como: admissional, periódico, demissional, mudança de função, retorno ao trabalho e exames complementares.

Em casos específicos que existam a necessidade de maior aprofundamento na investigação, realizamos o encaminhamento para médicos especialistas.

AET (NR17) - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - ERGONOMIA

A análise ergonômica do trabalho tem por objetivo avaliar a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores.

Nesta análise avalia-se todos os aspectos relacionados a mobiliário, equipamentos, transporte, carga-descarga, e condições gerais dos postos de trabalho.

 

CIPA (NR5) – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES OU DESIGNADO DE CIPA

Tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Composta por representantes eleitos pelos trabalhadores e indicados pelo empregador.

As CIPAs deverão ser dimensionadas conforme NR 5 quadro I bem como seu CNAE e quantidade de funcionários; assim como naquelas empresas que não se enquadrem a instalação desta comissão, deverá ser treinados e habilitado pelo menos um colaborador responsável pela prevenção de acidentes ou doenças do trabalho.

 

ENQUADRAMENTO DE PCD

Realizamos uma pré-avaliação dos laudos apresentados bem como em casos necessários, avaliação presencial para averiguar a possibilidade de enquadramento como PCD de acordo com o Decreto Vigente.

 

APR – AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE RISCOS

Refere-se a uma técnica de avaliação prévia dos presentes riscos envolvidos na realização de uma determinada tarefa/atividade. É a análise minuciosa de cada etapa do processo com objetivo de estabelecer os controles necessários para prevenir acidentes do trabalho.

 

 

Outros Serviços :

  • CHECK UP EXECUTIVO
  • GESTÃO FAP/ NTEP
  • GESTÃO DE AMBULATÓRIOS
  • PERÍCIAS E LAUDOS TÉCNICOS
  • PALESTRAS E PROMOÇÃO DE SAÚDE
  • IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DO SESMT